Buscar
  • 24hlx

[Jornal de Sintra] Dezena e meia a finalizar acima dos 100km

Notícia escrita pelo Jornal de Sintra, edição de sexta-feira, 12 de Outubro de 2018.


A proposta da Associação Real Academia era arrojada, mas encontrou eco nos chamados "ultramaratonistas". Num total de 27 corredores que finalizaram as "24 horas", mais de metade percorreu entre o meio-dia do dia 5, e do dia 6, mais de 100 quilómetros, com o vencedor, Francisco E Antonieta (Individual), a totalizar 189 (!). Já o sector feminino, com apenas duas participantes, a vencedora, Ana Amaro, não recorreu ao descanso, e somou 140,7 km, classificando-se no 6º ligar da geral individual.



Aberta a outras distâncias intermédias, o evento contou também com três provas, as 3, 6, e 12 horas, cabendo a cada participante decidir o melhor horário de entrada em prova. Esse aumento de corredores permitiu aos "ultras" encontrar formas de companhia, evitando "estados solitários", embora o traçado desenhado na Bacia de Retenção do Algueirão, sempre no interior com voluntários sempre presentes ganhasse incentivo para todos.


Pena que o público, nomeadamente os adeptos da corrida não se tenham mobilizado pata apoiar os concorrentes que bem mereciam aplausos a cada volta cumprida. O vencedor completou noventa, o segundo classificado (84), e o terceiro (81).


Carlos Fonseca, o melhor Sintrense no quadro de honra.


Perante a ausência de inscrições no colectivo (clubes/equipas), a larga maioria dos concorrentes fê-lo em modo "Individual", com excepção da Associação Real Academia que teve em Marco Angelino (21º), o seu único representante nas "24 Horas". Daí que na classificação, Carlos Fonseca, no 11º lugar, se tenha cotado como o melhor atleta concelhio, totalizando 121,8 km, seguido de Germano Silva, 119,7 km.


Curiosamente, e quanto às idades dos participantes, releve-se o facto de com excepção de Marco Angelino, de Mem Martins (18 anos), todos os restantes fazem parte dos vários escalões de veteranos, com o sintrense Mário Gomes (67), o mais velho, a completar 81,9 km. Quanto à participação em equipa, apenas duas, mas muito renhida a vitória na prova. Os Kotas, bateram por cerda de 1,30'', a ADRA, contribuindo para o êxito da competição que promete voltar em 2019, de novo com o apoio do Jornal de Sintra, a exemplo desta edição inaugural.


Classificações:


1.º Francisco E Antonieta (Individual), 189 km.

2.º Bogdan Ninovskyy (Individual), 176,4 km.

3.º Luís Matos (Aminhacorrida/Myprotein), 170,1 km.

4º Adelino Carvalho (Monsanto Running Team), 151,2 km.

5.º Teodoro Trindade (Run 4Fun), 149.1 km.


Femininos

1.ª Ana Amaro (Individual), 140,7 km.

2.ª Célia Azenha (Individual), 39,9 km.


Equipas

1.ª Os Kotas.

2.ª ADRA.


12 Horas

1.º J Fernandes (Pupilos Trail Team)


6 Horas

1.º Ruben Santos (Individual)


3 Horas

1.º José Jarmela (NAZ Abóboda)


3 Horas Femininos

1.ª Elsa (Run 4 Fun)

46 visualizações

Organização

Parceiros Oficiais 2021

Apoios 2021

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram